"NINGUÉM OPTA PELA TRISTEZA OU PELA MISÉRIA, NINGUÉM É ANALFABETO POR OPÇÃO" PAULO FREIRE

Projetos

x
x





PROJETO HORTA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2009
EM FARID SALOMÃO RIBEIRÃO CORRENTE



Público Alvo: Alunos do EJA e Programa Brasil Alfabetizado

Duração: Aplicação das atividades e montagem da horta será de duas semanas, mas o projeto se estenderá, pois o tempo de colheita será de no mínimo 50 dias dependendo da verdura plantada.

Justificativa: A partir da idéia de que devemos explorar ao máximo o conhecimento que o aluno tem, lembrando sempre como diz nossa coordenadora pedagógica “Ninguém pe uma tábua rasa”, assim procurou-se um projeto que trouxesse conhecimento nas diversas disciplinas, introduzindo conteúdos necessários para a formação do aluno com base em situações do cotidiano. Assim por se tratar de um município com base econômica na agricultura, ressaltando que a maior parte dos alunos que compõe as salas de EJA e Brasil Alfabetizado é ou já foram trabalhadores rurais, nada melhor que confeccionar uma HORTA COMUNITÁRIA na escola.
A horta escolar é um instrumento que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, pode abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente, e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Demonstrar a importância dos alimentos para o organismo. Facilitar a introdução de matérias matemáticas como medidas e comprimentos. Incentivar o uso de conhecimentos prévios, explorar a sabedoria do adulto e ressaltar que ele é um ser produtivo que têm a colaborar com a sociedade independentemente se ainda não é alfabetizado.
Objetivos Específicos:
_ Despertar o interesse dos adultos em demonstrar suas aptidões para o cultivo de hortas.
_ Proporcionar àqueles alunos que não tiveram a oportunidade de aprender o cultivo de plantas utilizadas como alimentos;
_ Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
_ Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
_ Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
_ Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
_ Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
_ Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Avaliação: Observação periódica do interesse dos alunos e resultados obtidos nas atividades, a fim de averiguar se adquiriram os conhecimentos necessários.

Procedimentos:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as
etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, pode ser escolhida uma verdura para ser cultivada. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as sementes, é importante que o professor procure envolvê-los em uma atividade lúdica que desencadeie a questão do cultivo.



ATIVIDADES

  • LEITURA DE TEXTO LÚDICO:





Popeye e a Horta de Espinafre 

_Os enlatados de espinafre estão ficando muito caros e, quando eu os como, quase não sinto mais aquele gostinho maravilhoso que tem o espinafre. Disse Popeye para sua noiva Olívia Palito.
__ Eu tive uma idéia, Popeye! Vamos plantar espinafre! Vamos até a loja de produtos agrícolas comprar sementes e, então, podemos montar uma horta verdinha de espinafre! Olívia Palito responde alegre.
O casal se dirigiu a loja de produtos agrícolas.
__ Senhor vendedor, eu e a Olívia vamos começar uma horta e a primeira coisa que queremos plantar é espinafre. O senhor sabe que eu não vivo sem espinafre. Só assim eu fico forte e com uma saúde de ferro. Popeye anima-se.
Ao chegar em casa, Olívia e Popeye foram logo para o quintal e começaram a preparar a terra: afofaram, regaram e depois plantaram as sementes.
__ Dá para acreditar? Nasceu espinafre por todo o canto! Olívia Palito e Popeye ficam satisfeitos.




  • VISITAÇÃO A HORTA

  • Reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, foi realizado o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.




Ø      O que é uma horta?
Ø      Quem já trabalhou em uma horta?
Ø      Como se faz uma horta?
Ø      O que precisaremos para montar uma horta?
Ø      O que plantar?




  • LISTA

 Fazer uma lista com os alunos de verduras e legumes que podem existir na horta
Objetiva-se com esta atividades incentivar a escrita dos alunos e leitura, além de utilizar seus conhecimentos. Após esta atividade pode fazer aplicar a construção de palavras a partir do alfabeto móvel.





                                 
















  • Interdisciplinariedade:

Indrodução a matemática, Medidas e Comprimentos, os alunos puderam medir os espaços e objetos da escola e o da horta.
















Acesse os links abaixo e encontre mais textos sobre horta comunitária e exemplos nas unidades escolares: 






posted under |
Página inicial